Como funciona a compra de remédios na Irlanda

 In Blog
1

Quem vem para a Ilha Esmeralda precisa ficar atento às normas que regem as compras de remédios na Irlanda, sejam controlados ou não. Afinal, é importante ficar alerta com assuntos relacionados à nossa saúde.

Na Irlanda há diferentes normas para a compra dos medicamentos. As regras são mais rígidas com relação à comercialização, porém algumas substâncias de uso mais comum podem ser adquiridas facilmente em supermercados, farmácias e redes de lojas.


LEIA TAMBÉM: Diferenças entre seguro saúde particular e seguro saúde governamental em Dublin

Dentre esses medicamentos de fáceil acesso estão xaropes para tosse, antiácidos e remédios para dores musculares, por exemplo, sempre disponíveis nas prateleiras, sem a necessidade de uma receita médica. Porém, os antibióticos, anti-inflamatórios ou medicações controladas, ficam em locais restritos, sem acesso do consumidor, e são liberados apenas com a apresentação de receita médica.

Para obter uma receita médica para os demais remédios e também os controlados, é necessário consulta prévia com o GP (General General Practicioner). O GP é o clínico geral, que faz uma primeira avaliação e, se achar necessário, encaminha para um especialista.

Portanto, dependendo do problema de saúde, uma receita só será obtida depois da consulta com dois médicos diferentes. Algo aparentemente simples pode envolver um procedimento burocrático e relativamente demorado.

Caso do anticoncepcional, por exemplo. O medicamento precisa de receita médica e tem a validade de 6 meses. O GP pode receitar uma pílula ou não, se achar conveniente a segunda opinião de um ginecologista.

Uma solução para quem já faz uso de medicação contínua é levar uma quantidade razoável para determinado período, e depois se consultar com um GP, na posse de laudo médico emitido no Brasil, onde o problema de saúde é indicado, o tratamento é especificado e há o pedido de continuidade. Assim, o próprio GP já vai fornecer a receita médica necessária para se dar sequência ao tratamento.

Outra solução com relação aos remédios controlados é levar a quantidade necessária para todo o período do intercâmbio. Transporte-os em sua embalagem original, juntamente com a receita e um laudo médico, justificando a necessidade da medicação.


LEIA TAMBÉM: Colesterol durante o intercâmbio: cuide da sua saúde!

Como regra geral, toda quantidade de remédio, de uso controlado ou não, para mais de três meses de consumo é verificada, assim como seringas e agulhas. Por isso, o laudo médico deve ser detalhado. O ideial é que a documentação comprobatória esteja também em inglês, traduzida por tradutor juramentado.

A saúde deve estar sempre em dia durante o intercâmbio, para que a experiência seja proveitosa e agradável em todos os aspectos. Faça seu planejamento, monte sua farmácia com os medicamentos do dia a dia e, se necessário, consiga os documentos para garantir a continuidade do tratamento médico com os remédios na Irlanda.

Confira o vídeo na farmácia mostrando sobre a compra de remédios na Irlanda:

O Grupo SEDA conta com a SEDA IntercâmbiosSEDA CollegeSEDA MBASEDA Hub, SEDA Live e  SEDA College Online, clique e conheça!

Contato Rápido