Como funciona o banco on-line N26? Posso comprovar renda através dele para entrar na Irlanda?

 In Blog
1

Para aqueles que pretendem viajar para a Irlanda e fazer um intercâmbio, uma das exigências para permanecer no país pelo período de até 90 dias, é a comprovação de ter três mil euros para se manter durante a estadia.

Até setembro do ano passado, a única maneira de comprovar a capacidade financeira era por meio de conta aberta em banco irlandês. Esse método sempre trouxe dores de cabeça aos estudantes, já que exigia muita documentação e o acesso ao dinheiro era demorado, atrasando o registro do aluno na imigração e trazendo diversos outros problemas por estar ilegal no país.

O procedimento exigia viajar até a Irlanda portando um altíssimo valor – dinheiro vivo ou Visa Travel Money – e abrir uma conta em algum banco.


LEIA TAMBÉM: Imigração na Irlanda anuncia mudanças no visto de trabalho para estudantes

Porém, para se abrir a conta corrente, diversos documentos são exigidos, dentre eles o PPS – Personal Public Service Number, que funciona como um CPF local. Para obter o PPS é necessário apresentar comprovante de residência e passaporte no Departamento de Proteção Social. O documento é entregue de 3 a 5 dias úteis.

Depois de finalmente abrir a conta com o PPS e os demais documentos exigidos, não é possível fazer o depósito do valor imediatamente, é necessário esperar de 5 a 10 dias para o cartão do titular chegar ao endereço informado, via correios. Somente após esse período é possível fazer o depósito dos três mil euros e pedir o extrato comprobatório, que também demora de 5 a 10 dias para ser entregue pelos correios.

Ou seja, é necessário uma média de 20 dias para que o intercambista consiga se registrar na imigração irlandesa. O prazo máximo para realizar esse registro é de 90 dias, contados do desembarque no território. Portanto, é muito pouco tempo para todos os procedimentos burocráticos serem realizados com segurança.

Após a mudança anunciada pelo governo irlandês, é possível comprovar os fundos exigidos por meio de:

. Extrato de conta bancária: é possível trazer o extrato atualizado de conta corrente em banco no Brasil, além de um extrato anterior. Deve ser apresentado o cartão de débito vinculado à mesma conta bancária, em nome do titular, que precisa ser o próprio estudante.

Limitação deste método: nem todos os bancos permitem saques e transferências no exterior. Quando permitem, limitam os valores diários.

. Extrato atualizado de cartão pré-pago: o extrato deve comprovar que o cartão possui fundos suficientes, de acordo com o valor solicitado pela imigração.

Limitação deste método: taxas muito altas sobre cada movimentação e baixos limites de gastos diários.

. Comprovante de instituição irlandesa: os valores estão em uma instituição financeira irlandesa por meio de um Bank Draft, uma espécie de cheque nominal.

Limitação deste método: é necessário primeiramente abrir conta corrente em algum banco local, o que leva o estudante ao problema inicial do procedimento burocrático.

Portanto, o melhor método de comprovação aceito pelo governo irlandês é o extrato do N26, um banco on-line, virtual, que surgiu para facilitar a vida do intercambista.


LEIA TAMBÉM: Passo a passo – Saiba como fazer seu agendamento no site da imigração em Dublin

Depois de se tornar um correntista, você recebe um cartão de débito ou crédito, e passa a movimentar sua conta como acontece em qualquer outra instituição financeira, fazendo saques em caixas eletrônicos, e depósitos, pagamentos ou transferências, por meio de aplicativo de celular.

Inclusive, é possível ter poupança, obter financiamentos e o mais importante: imprimir um extrato bancário, que é aceito pelas autoridades da Irlanda. É possível comprovar os três mil euros por meio do N26.

A plataforma é muito fácil de ser utilizada:

1. Acesse o site n26.com e clique em Open Bank Account;

2. Forneça seus dados, começando pelo e-mail, e o país em que reside – coloque Irlanda e o endereço da moradia em que ficará no país.

Após o procedimento, acontecerá uma verificação de autenticidade por meio de vídeo-chamada pelo Skype. Será necessário mostrar o passaporte ao atendente e confirmar alguns dados. Depois dessa verificação, em uma semana o cartão da conta chega ao endereço informado, e a senha por meio de SMS. Tenha um celular.

Para depositar o valor na conta, é possível usar o Transfer Wise, ou o Western Union, que transferem o valor da sua conta no Brasil para o N26.

Depois desse procedimento simples, que levará uma média de 10 dias, basta o intercambista se registrar na imigração para ter sua situação regularizada.

O Grupo SEDA conta com a SEDA IntercâmbiosSEDA CollegeSEDA MBASEDA Hub, SEDA Live e  SEDA College Online, clique e conheça!

Contato Rápido