Como funciona o sistema de saúde irlandês para estrangeiros

 In Blog
1

Uma informação bastante importante, que muitas vezes é relegada a segundo plano, é com relação ao sistema de saúde Irlandês. O intercambista deve se preocupar em obter informações antecipadas, para saber como agir no caso de emergência.

Por lei, qualquer pessoa que esteja na Irlanda, tem o direito de atendimento à saúde, independente do tipo de visto ou nacionalidade.

A gratuidade ou amortização de taxas de serviço está relacionada ao tempo de permanência no país. Você é considerado visitante se ficar por menos de um ano e residente se permanecer por mais de doze meses.


LEIA TAMBÉM: Você sabe quais são os principais hospitais de Dublin?

No caso dos residentes, eles têm acesso a vários serviços de saúde pública gratuitos ou subsidiados pelo governo da Irlanda.

O sistema de saúde na Irlanda é dividido em serviços públicos e privados. Ambos são oferecidos pelos GP’s – General Practitioner.

O HSE, Health Service Executive – Serviço Executivo de Saúde oferece serviços de saúde pública e comunitária.

Existem, então, três tipos de hospitais: hospitais voluntários, do HSE, e os privados.

O General Practitioner é um médico que atende clientes em seu consultório ou na casa do próprio paciente. Se o cliente não tiver um Medical Card ou um Cartão de Consulta do GP, é necessário pagar pela consulta.

Existem, então, dois tipos de pacientes no sistema de saúde irlandês: pessoas com cartão médico e pleno direito de acesso aos serviços de saúde pública e as pessoas sem cartões médicos, com acesso limitado aos serviços de saúde pública.

Os cartões médicos podem ser requeridos por maiores de 16 anos, residentes da Irlanda.

No caso do paciente não se enquadrar na exigência, pode requerer um cartão que dá direito a serviços gratuitos de GP. Entretanto, não isenta pagamentos por serviços hospitalares e um valor limitado para medicamentos prescritos.

Ainda assim, qualquer pessoa que esteja na Irlanda e tenha uma emergência médica, como um acidente sério ou uma doença complexa, tem o direito de ser atendida no Departamento de Emergência, recebendo tratamento completo e até internação, se for o caso.


LEIA TAMBÉM: Como tirar seu PPS em Dublin

Se o paciente for atendido primeiramente por um GP e for encaminhado ao hospital por indicação dele, não pagará pelos serviços médicos. Também não pagam por estes serviços:

  • Titular de cartão médico;
  • Paciente que retorna devido ao mesmo problema de saúde;
  • Paciente recebendo tratamento para doenças infecciosas prescritas;
  • Crianças encaminhadas de clínicas pediátricas ou a partir de exames de saúde nas escolas, para tratamento;
  • Aqueles que têm direito segundo regulamentos da União Europeia;
  • Mulheres recebendo atendimento de maternidade;
  • Pessoas com excessiva dificuldade financeira, mediante comprovação.

Para os residentes da Irlanda, há ainda programas que fornecem medicamentos gratuitos ou mais baratos no caso de determinadas doenças e situação financeira pessoal.

O Grupo SEDA conta com a SEDA IntercâmbiosSEDA CollegeSEDA MBASEDA Hub, SEDA Live e  SEDA College Online, clique e conheça!

Contato Rápido