Como funciona o visto de trabalho na Irlanda

 In Blog
1

Os alunos que fazem intercâmbio na Irlanda além de aprender o idioma inglês, podem praticá-lo enquanto trabalham. Os estudantes matriculados em cursos full-time tem direito a 20 horas semanais de trabalho durante o período de aulas e 40 horas semanais durante as férias.

Na Irlanda, o salário mínimo é pago por hora e tem o valor de €9,25. Em geral, os trabalhadores recebem semanalmente. Esse valor é o segundo melhor salário praticado na União Europeia, ficando atrás apenas de Luxemburgo, que paga €11,38 a hora.

Para poder se empregar o estudante precisa cumprir alguns requisitos:

  • Estar matriculado em um curso full-time com duração de pelo menos um ano acadêmico, ou seja, 25 semanas;
  • O emprego não poderá interferir nos estudos. Se a frequência em sala de aula não for satisfatória, o governo irlandês não concederá a extensão do visto e o estudante será deportado. A escola também pode notificar o governo de que alunos matriculados não estão comparecendo às aulas. Não é um dado oficial, mas dizem que exigem a presença em pelo menos 70% do curso;
  • Para trabalhar o estudante deve estar matriculado em um curso diurno.

É possível obter visto de trabalho após o fim do intercâmbio?

Estudantes de países não membros da União Europeia que se formaram em um curso de graduação nível 7 – Ordinary Bachelors degrees (NFQ Level 7), podem permanecer na Irlanda por até seis meses após o fim do curso.


LEIA TAMBÉM: 5 benefícios em fazer um estágio durante seu intercâmbio

Para os formados em cursos de nível 8 – Honors Bachelors degrees (NFQ Level 8) ou acima, o tempo de permanência após o término do curso é de 12 meses.

Esse período é concedido para que os estudantes procurem emprego na área estudada e caso obtenham sucesso, possam requerer visto de trabalho permanente – Work Permit – ou visto de residência – Green Card.

Os vistos de trabalho estão disponíveis para vagas com salário anual de 30 mil euros ou mais. A duração inicial desse visto é de dois anos. Após esse período ele pode ser estendido por mais três anos. Então, após cinco anos de permanência no país, não há mais a necessidade de solicitar um visto de trabalho.

Uma vez concedido o visto de trabalho na Irlanda, o estrangeiro tem acesso aos mesmos direitos e garantias trabalhistas que um cidadão irlandês tem.


LEIA TAMBÉM: Como morar legalmente na Irlanda: conheça as opções

Portanto, além de aprender o idioma inglês com o intercâmbio SEDA College em Dublin, você também tem a chance de arrumar um emprego e construir sua carreira profissional no exterior.

O Grupo SEDA conta com a SEDA IntercâmbiosSEDA CollegeSEDA MBASEDA Hub, SEDA Live e  SEDA College Online, clique e conheça!

Contato Rápido