Como lidar com a solidão e a ansiedade no intercâmbio?

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O intercâmbio pode – e deve – ser um dos melhores e mais desafiadores momentos da sua vida. Porém, certos desafios acabam tornando a experiência que antes era um sonho, se tornar um pesadelo.

A vida fora do seu país e longe da família e amigos pode ser muito mais complexa do que se imagina. É uma liberdade que te prende longe deles e, em alguns momentos, te faz pensar mil vezes no caminho que escolheu.

Muitos de nós podemos se sentir nostálgicos, desconectados de nossas redes de apoio, oprimidos por aulas difíceis e solidão. E embora esses sentimentos sejam completamente normais no início, é importante lidar com eles. 

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Por esse motivo, mostramos aqui alguns pontos para superar sua ansiedade e solidão durante o seu intercâmbio – seja ele na Irlanda ou em qualquer lugar do mundo.

Lembre-se de que, se o seu problema for além, sempre haverá um especialista que poderá ouvi-lo, não pense que você está sozinho, mesmo que esteja fisicamente. 

Como lidar com a solidão e a ansiedade durante o intercâmbio

Conexão

Uma das melhores coisas que podemos fazer para prevenir e gerenciar a ansiedade é permanecer conectado às pessoas que amamos e, graças a tecnologia existente hoje, essas barreiras são cada vez mais curtas.

Não há problema em conversar com nossos amigos e familiares sobre como estamos lutando. Mesmo escrever tudo o que está se passando pode nos ajudar a organizar nossos pensamentos e encontrar soluções e estratégias para contornar isso. 

Estudos

Se o seu nível do novo idioma é zero ou com pouco conhecimento, é claro, será uma das principais causas de ansiedade. É importante estabelecer uma rotina de estudos ao longo do ciclo acadêmico para que você não se sinta sobrecarregado ao tentar entender o idioma.

Se você tiver dificuldades com o conteúdo do curso, converse com seu professor para obter apoio adicional e até as aulas extras também o ajudarão nesse ponto.


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Autocuidado

Quando nos sentimos ansiosos ou deprimidos, pode ser fácil esquecer que nossa saúde mental, assim como nossa saúde física, deve ser cuidada. Você está tendo uma alimentação saudável? Dormindo o suficiente? Fazendo algum tipo de atividade física? Todos esses pontos têm uma influência gigantesca em nosso estado físico e mental.


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Suporte especializado

De vez em quando, sentir-se ansioso é algo que todos experimentamos, especialmente quando passamos por uma grande transição. Mas se você se sente ansioso na medida em que isso afeta negativamente sua vida, é hora de obter algum apoio adicional. 

Sentimentos de ansiedade não devem impedi-lo de ter o tipo de vida que você deseja. Existem muitos suportes para as pessoas, dependendo de qual deles você se sentir confortável.

Você não precisa esperar até chegar ao fundo do poço para pedir ajuda. Você merece ser feliz agora!

Linhas de Assistência na Irlanda

Samaritans
Free Helpline:  116 123
Email: jo@samaritans.org

Pieta House
Free Helpline: 1800 247 247
Text: HELP to 51444 (standard rates apply)

LGBT Helpline
Helpline:  1890 929 539

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