Como realizar o sonho de fazer um intercâmbio

 In Blog
1

O sonho de morar fora do país e aprender o idioma inglês por meio de um intercâmbio é fácil de realizar, quando planejado. O ideal é que haja muita pesquisa sobre os destinos, valores, documentação necessária.

Os Estados Unidos e o Canadá são lugares muito procurados por brasileiros. Porém, a Irlanda tem se destacado, em razão de sua localização e a facilidade de poder viajar pela Europa.

Para decidir o destino, é importante analisar qual idioma deseja aprender, se gostaria de ir a um lugar com praia, ou clima ameno, cidade mais cosmopolita ou jeito de interior. Determine os objetivos que quer atingir e veja qual lugar oferece o que busca.


LEIA TAMBÉM: 5 coisas que seu professor de inglês adoraria que você soubesse

De qualquer forma, tenha em mente que há valores a serem investidos no curso de inglês, passagens aéreas, estadia, transporte local, alimentação, plano de saúde, emissão de passaportes e vistos, além de eventuais visitas a países vizinhos e compras.

Portanto, é necessário fazer um cálculo aproximado e acrescentar valores a maior, pois o câmbio da moeda é variável e sempre surge despesa de última hora. Deve-se ter bastante atenção também com os documentos a serem providenciados:

Passaporte – se ainda não tem, é necessário comparecer à Polícia Federal com a guia de recolhimento paga e documentos requeridos. Aqueles que possuem passaporte devem verificar a data de validade. É preciso renovar o documento três meses antes do seu efetivo vencimento. Acesse aqui para mais informações.

Procuração – deixe uma procuração concedendo plenos poderes a uma pessoa de confiança. Qualquer eventual situação poderá ser resolvida na sua ausência.

Tradução e legalização de documentos e diplomas – importante providência para quem deseja além de fazer intercâmbio, conseguir um emprego ou dar sequência aos estudos nas universidades internacionais. Saiba mais aqui.


LEIA TAMBÉM: Saiba como fazer para validar seus certificados de ensino superior na Irlanda

CNH ou Permissão para dirigir – nos Estados Unidos é possível dirigir com a CNH brasileira devido a um tratado de reciprocidade. Na Europa é necessário portar uma PID – Permissão Internacional para Dirigir. Obtenha mais informações no Detran de seu Estado.

Manutenção da saúde – muito importante fazer um check-up completo: exame de sangue minucioso, atualização da carteira de vacinas. Se você é portador de alguma doença crônica, lembre-se de traduzir todas as suas receitas e laudos médicos, para que consiga dar continuidade ao tratamento. Também é recomendado consultar um dentista, para evitar problemas enquanto estiver fora.

Bolsas de Estudos SEDA COLLEGE

As bolsas de estudos SEDA College são uma ótima oportunidade para os alunos que enxergam na experiência do intercâmbio uma mudança de vida e a chance de conseguir bons empregos em empresas de qualquer parte do mundo.

A SEDA College oferece bolsas integrais ou parciais para aprender inglês na cidade de Dublin, na Irlanda. No caso das parciais, os valores são previamente determinados pela coordenação do curso.

O benefício abrange apenas os custos relacionados ao curso de inglês. O estudante e sua família são responsáveis pelos demais investimentos em passagens, alimentação e acomodação, já que o programa não recebe nenhum subsídio do governo ou outra instituição.

Os alunos selecionados para receberem a bolsa devem se esforçar e manter um nível mensal de aproveitamento de no mínimo 70% na habilidade denominada “speaking, reading and writing” – pronúncia, leitura e escrita.

A presença em sala de aula não pode ser inferior a 85% durante o curso. O não cumprimento dos critérios e exigências pode resultar na expulsão do aluno.

Saiba mais sobre o programa SEDA College, acessando o endereço www.sedadream.com. Você terá outras informações e poderá esclarecer dúvidas.

O Grupo SEDA conta com a SEDA IntercâmbiosSEDA CollegeSEDA MBASEDA Hub, SEDA Live e  SEDA College Online, clique e conheça!

Contato Rápido