Conheça a história da Ha’ppeny Bridge, a primeira ponte de Dublin

 In Blog
1

A Irlanda é um país bastante antigo, com histórias medievais e arquitetura influenciada pelas várias invasões sofridas ao longo dos séculos. Dublin reflete tudo isso em seus monumentos e pontos históricos e turísticos. Conheça a história da Ha’ppeny Bridge, a primeira ponte de Dublin.

Originalmente chamada de Wellington Bridge, foi construída em maio de 1816, no rio Liffey. Foi a primeira estrutura feita para pedestres atravessarem de um lado a outro. Antes, só era possível fazer isso por meio de balsas.


LEIA TAMBÉM: Kilmainham Gaol: conheça a histórica prisão de Dublin

Antes da construção da ponte, havia sete balsas fazendo a travessia dos pedestres. As balsas estavam em péssimo estado e William Walsh, operador desse sistema, foi intimado a consertar ou construir uma ponte. Sabiamente, ele escolheu a última opção. A construção da ponte foi então encomendada pelo Lord Mayor de Dublin, John Claudius Beresford.

A ponte em 1953. Foto: FÁILTE IRELAND

O nome Wellington Bridge não durou muito, e em 1922 foi nomeada como Liffey Bridge. Porém, a ponte ficou e ainda é muito conhecida como Ha’penny Bridge. O apelido se originou de forma curiosa.

Com a construção da ponte, as pessoas não usavam mais as balsas. Então, era necessário recuperar de alguma forma o valor que deixou de ser arrecadado. Desta maneira, meio penny passou a ser cobrado pela travessia. Meio penny, ou seja, “half penny”, que se tornou “ha’penny”. Até hoje essa ponte é mencionada e reconhecida por esse nome, mesmo que o pedágio para atravessar tenha sido extinguido em 1919.

Em 2001, estimou-se que 27.000 pedestres usavam a ponte diariamente para atravessar o rio Liffey. Devido a isso, uma análise estrutural indicou que era necessária uma reforma urgente. A ponte ficou fechada por quase um ano. Nessa reforma, devolveram à Ha’ppeny Bridge sua cor branca original, o que a destacou ainda mais em meio aos tons de cinza da cidade.

Algumas pessoas também conhecem a Ha’penny Bridge como “ponte branca”. Uma das mais bonitas entre as dezessete espalhadas pelo rio Liffey. Tão bela, que atrai casais apaixonados que apreciam o nascer ou o por do sol e prendem cadeados na estrutura de ferro, para selar seu amor eterno.


LEIA TAMBÉM: Conheça o Dublin Castle, um dos castelos medievais mais famosos da Irlanda

No ano de 2012, após uma nova avaliação da estrutura, o Conselho da Cidade de Dublin removeu vários desses “cadeados de amor” da Ha’penny Bridge. Foram mais de 300 kg eliminados, garantindo a segurança da ponte por mais alguns anos.

Atravessar diariamente a Ha’penny Bridge faz parte da rotina de muitos irlandeses, assim como admirar o nascer ou por do sol. Quer viver essa experiência? Faça intercâmbio na Irlanda com o SEDA College.