Conheça a história de Molly Malone e sua superstição

 In Blog
1

“Molly Malone” dá nome a uma tradicional canção irlandesa, que conta a história de uma bela vendedora de peixes e frutos do mar, que caminha pelas ruas de Dublin e atrai os olhares de admiradores. Mas há muito mais por trás dessa história! Saiba mais sobre Molly Malone e conheça sua superstição!

A personagem é considerada por muitos uma invenção, parte do folclore irlandês. Outros acham que Molly Malone realmente existiu, mas que na verdade não era vendedora de mexilhões. E sim uma “mulher da vida”, em razão da maneira que é retratada em uma famosa estátua em Dublin: seios fartos em um decote generoso.

O monumento foi criado por Jeanne Rynhart, em bronze, no ano de 1988, em comemoração ao primeiro milênio de Dublin. Devido à caracterização da personagem, infelizmente a estátua recebeu um apelido depreciativo: “the tart with the cart”, ou seja, “a mulher promíscua com o carrinho”.

Vendedora de peixes ou não, o que realmente importa é que a música evidencia a postura forte e o trabalho árduo de Molly Malone, que por um infortúnio da vida, acaba por falecer devido a uma febre. A canção também conta que apesar da sua morte, a linda personagem continua andando pelas ruas da cidade e gritando “cockles and mussels, alive, alive-o”.

Foto: La Cosmopolilla

Apesar de não saberem ao certo se realmente existiu Molly Malone, o dia 13 de junho é todo dela. A data foi reivindicada por meio de uma petição feita pela população, em razão de haver uma irlandesa com o nome, que morreu nesse dia, em 1699.

Um detalhe sobre a música é que a letra foi encontrada em Cambridge, nos Estados Unidos, no ano de 1833, sem indicação do autor, e não na Irlanda. “Cockles and Mussels” é entoada pelos clientes de vários pubs de Dublin, também é gravada e interpretada por várias bandas irlandeses, como The Dubliners.

Independente de qualquer outro aspecto, Molly Malone vive no imaginário de irlandeses e atrai milhares de turistas que visitam a estátua. As pessoas também acreditam que pegar nos seios de Molly Malone traz boa sorte. Então, a foto mais popular tirada no local é justamente essa.

Vai fazer intercâmbio na Irlanda com a SEDA College? Não deixe de ir até a Grafton Street, esquina de Suffolk Street, dar uma pegadinha nos seios de Molly Malone! É sempre bom atrair boa sorte!

O Grupo SEDA conta com a SEDA IntercâmbiosSEDA CollegeSEDA MBASEDA Hub, SEDA Live e  SEDA College Online, clique e conheça!

Contato Rápido

Portmarnock, praia na Irlanda