Designer brasileiro cria série de ilustrações inspiradas no intercâmbio na Irlanda

 In Blog
1

“Eu não penso sobre arte enquanto estou trabalhando. Procuro pensar sobre a vida.” Essa frase poderia muito bem ter sido dita pelo designer brasileiro Renato da Cunha, mas é de autoria de uma de suas principais referências no mundo artístico, Jean-Michael Basquiat, e retrata bem os caminhos pelos quais Renato percorreu para chegar onde está.

Em 2015, o recifense de 33 anos se mudou para Dublin, capital da Irlanda, com o intuito de aprender inglês e viver uma experiência de vida completamente nova. Na Ilha Esmeralda, o designer sempre desenvolveu projetos e rascunhos que hoje vão ganhando espaço e voz na região.


LEIA TAMBÉM: 10 museus e galerias de arte para você visitar em Dublin

O traço único de Renato bebe de fontes como o expressionismo abstrato, colagem, pop art e de nomes consagrados como Gustav Clint, o próprio Basquiat, além do artista brasileiro Bruno 9LI, que o ilustrador faz questão de citar como um dos responsáveis por mudar sua concepção do que é considerado arte.

Em Dublin, o primeiro trabalho de Renato a sair das gavetas e ganhar vida foi um cartaz para divulgar um dos mais tradicionais mercados de pulgas da capital irlandesa, o Dublin Flea Market.

Cartaz para divulgar o Dublin Flea Market

“Quando já tinha comprado as passagens para fazer intercâmbio em Dublin, comecei a pesquisar sobre eventos e coisas para fazer na cidade que movimentasse a cena cultural. Foi aí que conheci o Dublin Flea Market e pesquisando mais a respeito, vi que eles davam a oportunidade para artistas locais criarem cartazes de divulgação do evento e esse se tornou meu primeiro objetivo do intercâmbio. Antes mesmo de aprender inglês, o que eu queria era ter um cartaz meu, com a minha cara e traço, sendo exposto por lá”, conta Renato.

Além da divulgação online, o cartaz foi impresso e vendido pelos organizadores no dia do evento em formato A3 e de cartões postais aos que visitavam o local.


LEIA TAMBÉM: Trinity Library: conheça a história de uma das bibliotecas mais famosas do mundo

Essa exposição, aliada ao feedback positivo do público, motivou ainda mais o designer, que começou a fazer das paisagens de Dublin sua principal fonte de inspiração. A partir disso, Renato passou a se engajar ainda mais na cena cultural da cidade, tendo como mais recente peça, uma arte em apoio a um pub tradicional da cidade, o The Bernard Shawn, que corre o risco de ter suas portas fechadas.

Ilustração em apoio ao pub Bernard Shawn

Renato atualmente publica suas ilustrações no Instagram @natoman_art e planeja uma miniexposição na Capital, junto de outros artistas locais, como forma de agradecimento a todo o crescimento profissional e pessoal que a cidade o proporcionou ao longo dos últimos anos.

Abaixo você pode ver mais algumas peças de Renato:

Para entrar em contato com o designer, envie e-mail para renatocmsantos@gmail.@gmail.com ou diretamente pelo Instagram @natoman_art.

O Grupo SEDA conta com a SEDA IntercâmbiosSEDA CollegeSEDA MBA, e  SEDA College Online, clique e conheça!

Contato Rápido