Garda Síochána: conheça a história dos responsáveis pela segurança da Irlanda

 In Blog
1

A Irlanda é muito famosa em todo o mundo por ser um país seguro. De acordo com o Relatório de Segurança Humana da ONU, a taxa de homicídios por 100.000 pessoas alcançou a incrível marca de apenas 0,8%, provando que o país é de fato um dos mais seguros do mundo. No entanto, você conhece a história daqueles que protegem a Ilha Esmeralda e seus moradores? Conheça a história da Garda Síochána abaixo:

AS GUERRAS CIVIS E INDEPENDÊNCIA IRLANDESA:

An (pronunciado como o Inglês On) Garda Síochána foi fundada em 1923, logo após a Guerra Civil Irlandesa 1922-1923 como uma força desarmada. Este foi um passo ousado e incomum, já que o país era bastante instável na época.

A Guerra Civil seguiu a Guerra da Independência de 1919-1921. No final desta guerra, houve um tratado feito com os britânicos em que o país foi dividido (como ainda é hoje) na Irlanda do Norte e na República da Irlanda. A República foi declarada em 1949. Algumas pessoas concordaram com o tratado, outras não, daí a guerra civil. Portanto, o primeiro governo irlandês foi muito corajoso ao estabelecer uma força policial desarmada nessas circunstâncias.

Após a Guerra Civil e a trégua de julho de 1921, a RIC (Royal Irish Constabulary) se separou e uma nova força policial, “The Civic Guard” (renomeada Garda Síochána na hÉireann em 8 de agosto de 1923) foi formada por Michael Collins e o governo irlandês.


LEIA TAMBÉM: Kilmainham Gaol: conheça a histórica prisão de Dublin

SIGNIFICADO DE GARDA SÍOCHÁNA:

Garda são guardas, em outras palavras, eles guardam e protegem os moradores da Irlanda. Garda Síochána vem da língua irlandesa que significa literalmente Guardiões da Paz. Há uma enorme diferença entre policiar, que significa controlar, e guardar que significa proteger. A ideia por trás do nome vem do filósofo e pensador francês Michel Foucault, especialmente em seu clássico trabalho Vigiar e Punir: A Origem das Prisoes (1975). A Garda guarda e protege, enquanto a polícia controla e pune.

Esperamos que você possa aproveitar esta história. Lembre-se: se você precisar entrar em contato com a Garda, você tem que ligar para 999. Abaixo você pode assistir a um vídeo com a pronúncia exata de Garda para não cometer erros. Veja:

O Grupo SEDA conta com a SEDA IntercâmbiosSEDA CollegeSEDA MBASEDA Hub, SEDA Live e  SEDA College Online, clique e conheça!

Contato Rápido


[recaptcha]