Intercambistas fazem estágio na Irlanda e são efetivadas pelas empresas que trabalharam

 In Blog
1

Fazer um estágio na Irlanda é uma experiência enriquecedora, que te dará a chance de praticar o inglês, trabalhar em uma empresa irlandesa e ainda desenvolver habilidades profissionais.

Por mais que a maioria dessas oportunidades não tenha remuneração no país, sempre existe a possibilidade de um estágio virar um contrato de trabalho efetivo. Foi isso que aconteceu com duas alunas da SEDA College, Bruna Martins e Priscila Antunes, que participaram do nosso programa de estágio. Confira!

Estágio na Irlanda na área de TI

Bruna Martins é de São Bernardo do Campo (SP), e é formada em Tecnologia da Informação (TI), campo muito forte na Irlanda. Bruna se inscreveu no programa de estágio da SEDA College e foi chamada para estagiar na empresa de Marketing Digital Adaptive, atuando na sua área de formação.

Após três meses de estágio, Bruna foi contratada para auxiliar no gerenciamento dos projetos na empresa e para atuar na área de desenvolvimento de softwares. Segundo a intercambista, ela até começou a aprender novas linguagens de programação, diferentes das que tinha experiência no Brasil.

O contrato de trabalho teve continuidade por mais três meses, totalizando seis meses de trabalho em uma empresa irlandesa. “Foi bom tanto para melhorar meu inglês quanto para ter a experiência de trabalhar em uma empresa com outra cultura, além de desenvolver habilidades interpessoais, já que meus colegas eram irlandeses, espanhóis e indianos”, explica.

Para Bruna, a experiência de estágio na Irlanda vale muito a pena, já que você não aprende apenas a parte técnica, mas também desenvolve suas habilidades pessoais. “Você aprende a conviver com culturas diferentes da sua, com outros costumes, outras formas de trabalhar, além de se desafiar, já que tudo será fora da sua zona de conforto, com uma língua que não é a sua”, ressalta.

E como dica para quem busca uma oportunidade de estágio, ela recomenda manter o perfil no Linkedin atualizado, usar o networking, e claro, aproveitar oportunidades como o programa de estágio da SEDA College. “Como estudante sei que um estágio não remunerado pode ser um pouco complicado já que temos gastos, mas vale muito a pena, então acho importante não focar só nisso, achar outros empregos até para melhorar ainda mais o inglês e ter mais chances na busca do estágio”, finaliza.


LEIA TAMBÉM: Procurando estágio durante o intercâmbio na Irlanda? Conheça o programa da SEDA College!

Oportunidade na área administrativa

Para Priscila Antunes Ferreira, formada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, a efetivação foi ainda mais rápida. Ela estava estagiando na área administrativa na empresa Dublin Mini Coaches por duas semanas quando veio a proposta de contratação. “Quando fiz a entrevista com o diretor da empresa, ele me propôs para que eu fizesse um estágio não remunerado por duas semanas, basicamente um treinamento para ver se eu me adaptava e também se eles realmente gostavam do meu trabalho e, após isso, eu seria contratada como part-time. Ao total, trabalhei lá por pouco mais de quatro meses”, explica.

A Dublin Mini Coaches é uma empresa de aluguel de ônibus e micro-ônibus para turistas, escolas e empresas no geral. Na área administrativa, as funções de Priscila eram receber os avisos que os motoristas enviavam sobre os ônibus, colocar todas as informações no sistema e, a partir daí, verificava as melhores soluções e necessidades de cada ônibus. Além disso, ela preparava relatórios semanais com o status de todos os veículos da frota para serem analisados em reunião e também confirmava com os motoristas os horários e locais das viagens que eles deviam fazer no dia.

Sobre o aprendizado do inglês, a intercambista afirma que conseguiu desenvolver ainda mais o idioma. “Nesse caso, aprendi bastante sobre vocabulário relacionado a veículos e oficinas, pois eu tinha que ler e entender os detalhes que os motoristas explicavam sobre cada defeito nos ônibus e repassar tudo para os mecânicos. Sem contar que precisei ganhar mais confiança para falar durante reuniões e também em conversas telefônicas. Particularmente, fazer e receber ligações em inglês era um terror pra mim, mas desde o primeiro dia meu diretor me incentivou a atender todas as ligações. Eu estava com medo, confesso, mas esse empurrão foi essencial para eu encarar a situação. É tudo uma questão de hábito, quanto mais praticamos, mais fácil fica”, conta.


LEIA TAMBÉM: Fazer um estágio durante o intercâmbio na Irlanda? Por que não?

Para Priscila os benefícios de um estágio na Irlanda são muitos e com certeza é uma experiência que ela recomenda. “Um dos motivos que me fez escolher a SEDA College foi o programa de estágio, pois é uma experiência maravilhosa para ter durante o intercâmbio. Eu queria muito ter uma experiência na área administrativa em alguma empresa irlandesa e eu consegui”, afirma.

E as dicas da Priscila são as seguintes: “não se apeguem muito ao nível de inglês, pois o estágio serve, entre outras coisas, também para melhorar o nível no idioma. O importante é não ter medo e encarar essa chance. É uma excelente oportunidade de aprimorar o inglês, melhorar o currículo e, quem sabe, poder transformar o estágio em um emprego part-time, assim como aconteceu comigo”, finaliza.

ESTUDAR E TRABALHAR NA IRLANDA É UMA BOA OPORTUNIDADE PARA OS INTERCAMBISTAS. COM A SEDA COLLEGE, EM PARCERIA COM A HUBWORK365, VOCÊ SAI NA FRENTE E JÁ CHEGA COM UM COACHING DE CARREIRA INTERNACIONAL GARANTIDO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

O Grupo SEDA conta com a SEDA IntercâmbiosSEDA CollegeSEDA MBASEDA Hub, SEDA Live e  SEDA College Online, clique e conheça!

Contato Rápido