Kilmainham Gaol: conheça a histórica prisão de Dublin
Dublin é uma cidade cheia de histórias e superstições que povoam o imaginário do seu povo há séculos. Entretanto, algumas delas são mais reais que outras. Kilmainham Gaol hoje é um museu. Quando inaugurado no ano de 1796 foi cenário de prisões de figuras notórias e todo tipo de tortura. Ficou curioso para saber mais sobre a Kilmainham Gaol? Conheça esta histórica prisão de Dublin aqui!
Também conhecida como a “Nova Prisão”, abrigou principalmente os homens e mulheres que lutaram contra a ocupação inglesa na Irlanda, na guerra da independência. Também havia condenados por outros crimes e até crianças. Não havia energia elétrica, nem vidros nas janelas. No inverno muitos prisioneiros sofriam com o frio e acabavam morrendo.
A ala leste de Kilmainham Gaol foi aberta em 1864. São 3 andares com corredores e escadas que dão acesso às celas. A ala oeste é a mais antiga e bem diferente da ala leste. Sua estrutura é de corredores estreitos e escuros, com celas apertadas onde os prisioneiros ficavam esperando o momento de sua execução.
Durante a grande fome de 1845, que atingiu toda a população da Irlanda e foi causada por um fungo que atacou as plantações de batatas, muitas pessoas cometeram crimes para serem presas e terem pelo menos uma refeição garantida.
Kilmainham Gaol possuía um protocolo rígido, com base nos princípios da separação e do silêncio, com o intuito de obrigar os prisioneiros a repensarem seus atos e lerem a Bíblia. Assim, eles passavam a maior parte do tempo isolados em suas celas.
Eventualmente, a prisão começou a ultrapassar seus limites de lotação. A cela que antes era individual, passou a abrigar cinco pessoas, independente do sexo ou idade. Principalmente no período em que abrigava condenados que seriam deportados para outros países.
Robert Emmet, líder rebelde republicano, foi enforcado e decapitado também em um dos pátios da Kilmainham Gaol. Antes de sua execução, discursou: “Quando meu país tomar seu lugar entre as nações da terra, então e não até então, deixe meu epitáfio ser escrito”.
“Os Invencíveis”, grupo de extremistas republicanos, assim como outros prisioneiros, também foram enforcados em um dos pátios da prisão. Mesmo destino tiveram Padraig Pearce e seu irmão William Pearce, James Connolly, Eamon Ceannt e Sean McDermott. Cruzes negras marcam o local das execuções.
–
LEIA TAMBÉM: A história do Spire, o principal ponto de referência em Dublin
–
Todos os prisioneiros executados eram jogados em uma vala comum, em meio a um amontoado de corpos, sem caixão ou identificação.
A capela de Kilmainham Gaol é simples, monástica, mas cheia de história. Joseph Plunkett, poeta, jornalista e um dos líderes da Revolta da Páscoa de 1916 se casou com Grace Gifford, artista, cartunista e ativista do movimento republicano. Isso, pouco antes de ser fuzilado.
A histórica prisão de Dublin recebe milhares de visitantes, vindos de todos os lugares do mundo. São pessoas interessadas na conturbada história da Irlanda, na incrível arquitetura de Kilmainham Gaol e também nos espíritos que dizem atravessar paredes, assombrar as celas e corredores.
Quando fizer seu intercâmbio na Irlanda com a SEDA College, visite a Kilmainham Gaol, desafie seus medos e desvende os mistérios da histórica prisão de Dublin. Saiba mais sobre o ponto turístico em http://kilmainhamgaolmuseum.ie/.
Foto de capa: Divulgação
Outras imagens: National Monuments Service. Dept. of Arts, Heritage and the Gaeltacht
—
O Grupo SEDA conta com a SEDA Intercâmbios, SEDA College, SEDA MBA, SEDA Hub, SEDA Live e SEDA College Online, clique e conheça!