Tudo o que você precisa saber sobre a mudança do GNIB para IRP na Irlanda

 In Blog
1

Neste dia 8 de dezembro, o Irish Naturalisation and Immigration Service (INIS), órgão do governo da Irlanda responsável por serviços de imigração, cidadania e vistos publicou um comunicado oficial sobre a mudança do GNIB para IRP na Irlanda.

De acordo com INIS, a partir de 11 de dezembro de 2017, o certificado de registro existente (o cartão GNIB) será substituído por um novo certificado de registro denominado Irish Residence Permit (IRP). Mas fique calmo, não há motivos para se desesperar, pois no geral não há grandes mudanças, e essa publicação vai te ajudar a esclarecer isso. Veja aqui tudo o que você precisa sobre a mudança do GNIB para IRP na Irlanda:

Mudança do GNIB para IRP na Irlanda: Design

O novo Irish Residence Permit (IRP) é baseado em padrões da União Européia, incluindo:

  • Novo design, baseado nas regras de layout e cor da União Européia;
  • Novas informações, incluindo uma breve descrição da sua permissão de imigração;
  • Novos recursos, incluindo segurança robusta e proteção de identidade.

IRP Irlanda novo GNIBAssim como o GNIB, é um cartão de plástico como um cartão de crédito, que exibe informações básicas sobre você, como:

  • Seu nome, foto, data de nascimento e número de registro;
  • Uma breve descrição da sua permissão de imigração, incluindo o número do seu Stamp (no caso de estudantes Stamp 2);
  • Um microchip com uma cópia da sua foto, impressões digitais e detalhes pessoais.

Novo cartão, mesmas regras

O IRP não lhe dá novos direitos ou permissões. Por exemplo, um IRP não permite que você viaje ou viva livremente em outros países da UE. Todas as regras existentes de viagem e imigração ainda se aplicam. A função do IRP é o mesmo que o cartão GNIB – mostra que o titular registrou sua permissão para estar na Irlanda

Novo processo

Se você mora em Dublin, agora em diante você receberá seu IRP por correio depois de se registrar. Ele não será entregue a você no dia do seu cadastro de registro. Seu IRP deve chegar dentro de 5 a 10 dias úteis pelo correio. Se não chegar dentro de 10 dias úteis, você precisa entrar em contato com o INIS.

Porém, o processo para quem mora fora de Dublin não mudou.  O oficial de imigração irá organizar uma data / hora para você retornar ao escritório de registro para coletar o IRP. Você não pode obter um IRP durante sua primeira visita a um escritório de registro fora de Dublin porque partes do processo são gerenciadas centralmente. Você deve retornar ao escritório de registro para coletar seu IRP.

Clique aqui para se registrar e escolha a opção de acordo com sua necessidade.

Mesmas responsabilidades

Segundo o INIS, suas responsabilidades com o novo cartão são as mesmas do seu antigo GNIB), onde você deve levar seu IRP com você e apresentá-lo a um oficial de imigração ou a um membro da An Garda Síochána se solicitado. Isso inclui sempre que você sair ou entrar na Irlanda.

Preço

Um IRP custa €300 por pessoa toda vez que você se registra e renova. Você também pode ter que pagar por um novo IRP se seu cartão atual for perdido ou roubado.

IMPORTANTE: Não solicite sua Permissão de Residência Irlandesa (IRP) até que você precise renovar. Seu certificado de registro existente (cartão GNIB) permanece válido até expirar.

Mais sobre o IRP

O Irish Residence Permit (IRP) indica:

  • Que sua permissão de imigração para permanecer na Irlanda foi registrada;
  • O tipo de permissão de imigração que você possui, ou seja, o número do seu ‘Stamp’
  • O IRP não é um cartão de identidade. É um certificado de registro. Não é válido por qualquer motivo, exceto para certificar que você está registrado com imigração na Irlanda.

Quem precisa?

Se você não é um cidadão da União Européia/ Área Econômica Européia e também não é um cidadão suíço e deseja permanecer na Irlanda por mais de 90 dias, você deve solicitar a permissão de imigração e (se for bem sucedido) se registrar. Se o seu registro for bem sucedido, será emitido o Irish Residence Permit (IRP).

Para registrar você também deve:

  • Ter 16 anos ou mais;
  • Ir ao um escritório de registro em pessoa;
  • Se você deseja permanecer na Irlanda após o prazo de validade em seu IRP, você deve solicitar a extensão da sua permissão de imigração e renovar sua inscrição. Se for bem sucedido, você receberá um novo IRP.

Link com as informações oficiais aqui.

Homem segurando chave de casa