Passo a passo: como tirar a carteira de habilitação na Irlanda

 In Blog
1

Uma das grandes vantagens em ser brasileiro na Irlanda, é que a carteira de motorista brasileira é aceita no país. Ainda que as ruas sejam de mão inglesa, ou seja, se dirige pelo lado esquerdo da rua, é possível alugar um carro e viajar tranquilamente pela ilha.

Porém, a CNH brasileira só é válida durante o primeiro ano de estadia do cidadão brasileiro no país. Sendo assim, aqueles que pretendem permanecer na Irlanda por mais tempo e continuar dirigindo, precisam fazer o exame para tirar a carteira de lá.

A primeira etapa consiste em um teste teórico, para a obtenção da carteira provisória – Learner. O conteúdo da prova é encontrado em material impresso ou CD, e envolvendo assuntos relacionados à legislação das rodovias, percepção de risco na direção, conscientização no trânsito, bom comportamento.


LEIA TAMBÉM: Como funciona o visto de trabalho na Irlanda

Após ser aprovado no teste teórico, o candidato irá fazer o exame de visão. Após essa etapa, a carteira provisória é emitida e tem a validade de dois anos. Porém, existem limitações nessa categoria de habilitação:

  • Só pode dirigir se tiver a seu lado um motorista habilitado há mais de 2 anos;
  • Não é permitido o transporte de outros passageiros no veículo;
  • Não pode dirigir em rodovias rápidas.

Além dessas limitações, o carro deve exibir a letra “L” para os outros motoristas, avisando que ainda está aprendendo a conduzir.

O teste de direção é realizado quando completadas 12 aulas práticas nas escolas de formação de motoristas, após 6 meses de carteira provisória e até 2 anos antes de se pegar a carteira de motorista definitiva.

Brasileiros que já possuem carteira de motorista não precisam esperar por esse prazo, bastando apenas apresentar uma carta da autoridade responsável pela emissão do documento no Brasil e cumprir as aulas práticas de direção.


LEIA TAMBÉM: Intercâmbio ou curso de inglês no Brasil. O que é melhor?

Algum conhecimento teórico também é cobrado no teste de direção, por meio de perguntas orais. Aqueles que ainda não possuem a segurança necessária no idioma para se comunicar, podem solicitar um intérprete.

A prova prática pode ser feita em carro particular, desde que a documentação esteja em dia e o veículo siga as exigências mínimas para o teste. Outra opção, é um carro alugado.

Assim que aprovado no exame de rua, o motorista recebe um certificado de competência que é válido por até dois anos. Com essa habilitação, o motorista pode transportar passageiros e dirigir sem supervisão. Porém, ainda é preciso exibir a letra “N” no carro – Newly Qualified Novice Driver – ou seja, condutor recém-formado.

A proposta desse sistema é reduzir o número de colisões, mortes e acidentes entre os aprendizes, dos 17 aos 24 anos, e motoristas mais experientes.

O Grupo SEDA conta com a SEDA IntercâmbiosSEDA CollegeSEDA MBASEDA Hub, SEDA Live e  SEDA College Online, clique e conheça!

Contato Rápido