Saiba o que fazer e quais os seus direitos caso sua mala seja extraviada

 In Blog
1

Peço licença as pessoas que nos acompanham nesse blog para trazer a público meu drama pessoal, digo isso pelo fato de já ter minha mala extraviada por duas vezes (sendo que em uma delas ela não apareceu), pela mesma empresa (a.k.a. KLM) e no mesmo trajeto (Brasil/Irlanda).

Lost luggage at Airport.

Lost luggage at Airport.

Tantas experiências negativas acabaram me fazendo pesquisar muito a respeito do tema, inclusive para saber quais meus direitos nessa situação que de fato, não aconteceu por culpa minha.

Antes de mais nada, saiba que o extravio de malas ocupa a segunda posição no ranking de reclamações da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC.

Entre os principais motivos para o extravio de bagagens, três se destacam dos demais:

  • Falhas da companhia aérea durante o check-in ou colocação da bagagem na esteira,
  • Furto dentro do aeroporto,
  • Perda da etiqueta de identificação da mala.

Passageiros que se enganam e pegam a mala de outra pessoa também fazem parte da estatística, mas não é um erro tão frequente quanto aos citados acima, por isso é muito importante identificar bem sua mala com fitas e adesivos antes de despachá-la.

Do momento do check-in até a retirada na esteira, a responsabilidade da bagagem é inteiramente da companhia aérea. Assim que você constatar que sua mala desapareceu, é essencial que você dirija-se ao balcão da empresa pela qual você voou, notificá-la e preencher uma declaração oficial da falta de seus pertences (caso trate-se de um voo nacional, é recomendado ainda que faça uma reclamação formal no escritório da Anac no aeroporto).

2014-715442778-2014051910568-jpg_20140519

No caso de voos domésticos, a companhia tem o prazo de 30 dias para devolver a bagagem no seu endereço e, para o caso de voos internacionais, esse período cai para 21 dias.

Caso esse prazo expire e sua mala não seja devolvida, o passageiro deve ser indenizado pela companhia aérea ou pela seguradora, caso tenha contratado um seguro viagem.

Se sua mala chegou normalmente no aeroporto, porém você notou que algum conteúdo desapareceu, a companhia aérea deve ser comunicada imediatamente no aeroporto.

Nos primeiros dias sem sua mala, se você gastar qualquer coisa com roupas ou produtos de higiene, é muito importante você guardar os comprovantes para depois cobrar da companhia um reembolso desse valor.

O Grupo SEDA conta com a SEDA IntercâmbiosSEDA CollegeSEDA MBASEDA Hub, SEDA Live e  SEDA College Online, clique e conheça!

Contato Rápido