SEDA Dream: o empreendedor Lucas Riani e a importância do inglês para os negócios

 In Blog

Neste post você vai conhecer um pouco da história de mais um dos selecionadas do SEDA Dream, nosso programa de bolsa de estudos lançado esse ano, que selecionou 10 candidatos para estudar aqui na SEDA College, em Dublin (veja mais neste link). Ainda não conferiu as primeiras entrevistas? Clique aqui e aqui.

O sonho de morar fora do Brasil sempre existiu na vida de Lucas Riani, 29, mas foi o programa SEDA Dream que tornou esse desejo possível, antes mesmo do que ele esperava. Agora, o momento é de preparação, pois Lucas desembarca em Dublin em janeiro de 2018 para estudar inglês na SEDA College.

A profissão

Natural de Rio Claro, no interior de SP, Lucas atualmente mora em São Paulo, capital. Está cursando Gestão de Negócios e Inovação, pelo Sebrae, mas já possui experiência na área que tanto acredita.

Lucas em uma feira do trabalho

Foto: Arquivo Pessoal

Atualmente, ele é Customer Service na Associação Brasileira de Startups (ABStartups), uma organização sem fins lucrativos que tem como missão fomentar o desenvolvimento do ecossistema nacional de empreendedorismo tecnológico, aumentando a competitividade das startups brasileiras de maneira global. “Acredito que a troca de experiências, momentos e culturas são os maiores valores a se gerar. Trabalho para conectar pessoas com o mesmo propósito”, afirma.


LEIA TAMBÉM: Como economizar na hora de comprar seu curso de inglês na Irlanda

O intercâmbio e a importância do inglês

E trabalhando nesse meio, Lucas já conheceu pessoas que admira, porém um desses encontros não saiu como o esperado, mas serviu como impulso para ele sentisse na prática a real importância do inglês na sua vida.

Ele conta que sempre teve vontade de morar fora do país, e que desde criança sempre existiu esse desejo de estar em contato com culturas e pessoas completamente diferentes das que conhecia. Mas foi em outubro de 2016 que essa vontade se intensificou e virou real.

“Eu tive a oportunidade de jantar ao lado de duas pessoas muito influentes e respeitadas no ecossistema de inovação mundial, o JD Peterson, CMO do Trello, e o Cris O’Neil, CEO do Evernote.  Porém, eles falavam apenas inglês e eu passei o jantar inteiro sem conseguir me comunicar com eles”, relembra.

A partir daí, o sonho de aprender o inglês se mesclou como uma obrigação pessoal, e para ele, o intercâmbio seria essencial para alcançar esse objetivo. Desde essa data, Lucas começou a se organizar para viajar em 2019, mas com o Seda Dream ele conseguirá realizar o sonho já no começo de 2018.

Lucas celebrando com bolo e fogos

Foto: Arquivo Pessoal

“Quando recebi a notícia da aprovação lembrei imediatamente da minha sensação de impotência ao lado dos dois americanos conversando. Passou um filme de todas as oportunidades que não pude participar por questões de idioma. Tudo finalizou em uma energia de que logo conseguirei vencer mais esse obstáculo”, relembra.

Lucas vem para Dublin para estudar três meses, mas já está se programando para ficar mais três, e assim passar o primeiro semestre inteiro na Irlanda. “O país já era uma opção pra mim, conheço bastante gente que já foi pra lá e é muito bem recomendado”, ressalta.

Expectativas do intercâmbio

O seu maior objetivo durante o intercâmbio é voltar ao Brasil com o nível mais avançado que conseguir no idioma. Mas ele também conta que quer conhecer mais do país e do continente, já que é a primeira vez que virá a Europa.

Lucas com leprechauns

Foto: Arquivo Pessoal

Além disso, também deseja conhecer melhor sobre o ecossistema de inovação na Irlanda, entender as práticas, o momento, as iniciativas e compartilhar as experiências que teve ao longo do tempo no Brasil. Para ele, será um intercâmbio de cultura e inovação.

“Li muito sobre a Irlanda, sobre a Seda College, e tenho certeza que será uma vivência indescritível”, afirma.

Dicas para futuros intercambistas

Você também percebeu a importância do inglês na sua vida e está planejando um intercâmbio?Pedimos para Lucas algumas dicas para os futuros intercambistas, confira:

– Organize-se. Faça contas financeiras, faça contas do tempo que irá ficar fora e se esse tempo será o suficiente pras suas necessidades. Planeje-se para deixar tudo concluído enquanto você estiver ausente;

– Principalmente, coloque metas para serem atingidas e o projeto acontecer, se não tudo sempre ficará sendo um sonho.


Se inspirou com a história do Lucas? Venha fazer realizar esse sonho com a gente! Entre em contato!

Contato Rápido


Consultor de intercâmbio na SEDA CollegePessoas segurando copos de cervejas na Oktoberfest em Dublin