A vida no intercâmbio além das aulas de inglês

 In Blog
1

Você já sabe da importância de um intercâmbio para aprender o idioma inglês e melhorar seu currículo, te ajudando a alcançar melhores posições profissionais em empresas que atuam no mercado internacional.

Porém, a experiência vai muito além dos estudos em sala de aula, leitura de livros e apostilas, prática de conversação com os colegas e professores.


LEIA TAMBÉM: Como realizar o sonho de fazer um intercâmbio

Durante o intercâmbio você vai ter experiências muito além dessa rotina, que trarão mudanças significativas na sua maneira de pensar, agir, lidar com diferentes situações.

O intercambista adquire uma nova visão de mundo, aumentando o senso crítico com relação ao próprio país, com relação a si mesmo, seus costumes, revendo atitudes e opiniões.

Entender e viver culturas diversas te tira da zona de conforto e faz repensar velhos hábitos. Pequenas coisas são feitas de diferentes formas em outros lugares do globo, nos mostrando que há mais de uma maneira de resolver situações e enfrentar obstáculos. Tudo isso nos traz preciosos conhecimentos.

No intercâmbio também é possível que ocorram situações nada agradáveis, constrangedoras, às vezes por diferenças culturais, falta de conhecimento da língua ou do costume do lugar. Entretanto, são situações enriquecedoras, que nos ensinam a ter um maior jogo de cintura e respeito ao próximo.

Estar em outro país, longe de casa, vai te tornar uma pessoa mais responsável. Você estará por conta própria no momento de tomar decisões, resolver todos os problemas, decidir sobre qualquer coisa.

Vai aprender também a cuidar de si mesmo. Você terá que escolher como agir em todo tipo de situação: qual prato pedir para jantar, qual ônibus pegar, se vai pedalando ou a pé, se comparece ou não a certo evento. Não haverá nenhum familiar ou amigo para decidir por você, ou opinar. Pela primeira vez, provavelmente, estará por conta própria, no sentido real da palavra.


LEIA TAMBÉM: Quanto custa morar em Dublin na Irlanda

Além de ser responsável por si mesmo, muitas vezes os intercambistas também se sentem responsáveis pelos problemas ao seu redor. Quando estamos fora do nosso ambiente, do nosso país, inseridos em outra cultura, lidando com pessoas bem diferentes de nós, passamos a ficar mais alertas, atentos, no sentido de nos prepararmos para o desconhecido.

Por isso, presenciar determinadas situações, sentir na pele, nos faz querer opinar, agir, entender ainda mais o porquê de tudo. Ocorre uma aproximação real e a identificação sincera com o problema do outro.

Todo esse tipo de vivência traz para o aluno intercambista uma visão de mundo totalmente modificada, tornando-o uma pessoa melhor em diversos aspectos.

O Grupo SEDA conta com a SEDA IntercâmbiosSEDA CollegeSEDA MBASEDA Hub, SEDA Live e  SEDA College Online, clique e conheça!

Contato Rápido