Visto de estudante na Irlanda: Confira a documentação necessária

 In Blog
1

O visto de estudante na Irlanda é um dos fatores que contribuem para que o país seja um dos destinos mais procurados pelos brasileiros para fazer intercâmbio. As vantagens são muitas, sendo a principal delas o fato de que é possível conciliar trabalho, estudos e férias durante seu período na Ilha Esmeralda.

Pensando nisso, resolvemos explicar tudinho sobre o visto de estudante na Irlanda, e para facilitar, iremos dividir esse assunto em quatro artigos diferentes:

  • Documentação necessária
  • Como funciona?
  • Como fazer a comprovação do seu dinheiro
  • Passo a passo para agendar seu IRP

Esse primeiro texto será focado na documentação necessária para solicitar o seu visto de estudante na Irlanda, então pode favoritar esse link, preparar o check list e vamos lá:

Passaporte

Por mais óbvio que pareça essa aparição na lista, o primeiro passo para fazer uma viagem internacional é ter seu passaporte emitido. Porém, para poder solicitar seu visto na Irlanda, é importante que a data final de validade do seu documento seja superior à data final do visto.

Ou seja, seu visto de estudante tem duração de 08 meses e você chegou na Irlanda em janeiro, a data de vencimento do seu passaporte deve ser, no mínimo, setembro do mesmo ano – o mesmo vale para renovação.


LEIA TAMBÉM: 5 documentos importantes para o intercâmbio na Irlanda

Carta de matrícula (enrolment letter)

A SEDA College envia para todos os nossos alunos esse documento com pelo menos um mês de antecedência ao seu embarque para a Ilha Esmeralda. Após o recebimento, é importante que você o leia com atenção, confira todas as informações e imprima com a melhor qualidade (e colorido) que conseguir ainda no Brasil. 

Isso porque esse documento precisa estar o mais legível possível, pois é uma carta oficial da escola comprovando para a imigração que você chega no país para estudar, a duração do seu curso e também comprovação de que o mesmo está quitado, seguro saúde e até informações do endereço provisório de sua acomodação. 

Comprovante de acomodação

Como citado acima, essa informação normalmente consta em sua carta de matrícula, a não ser que você solicite e contrate uma acomodação de forma independente. Nesse caso, você precisará apresentar uma carta convite (caso esteja indo para a casa de um amigo ou parente) ou então o recibo/contrato da acomodação que contratou, seja ela temporária ou fixa.


LEIA TAMBÉM: Tudo sobre o intercâmbio em Dublin

Comprovação de renda

Para emitir o seu visto de estudante, é preciso comprovar que você possui 3 mil euros disponíveis para se manter durante os primeiros meses na Irlanda.

Nesse primeiro momento existem algumas formas para apresentar esse valor, pode ser um extrato do seu cartão pré-pago da sua conta no Brasil ou até mesmo em espécie. Explicaremos um pouco mais sobre cada um deles num outro artigo.

Seguro-Saúde internacional

O seguro de saúde é obrigatório e precisa ter a cobertura mínima de €30.000 para que você possa solicitar seu visto de estudante. Digno de nota, vale lembrar que hospital público não é sinônimo de gratuito na Irlanda, onde mesmo os irlandeses precisam pagar seguros semelhantes. 

Agora você já sabe qual a documentação necessária para o visto de estudante na Irlanda!

O Grupo SEDA conta com a SEDA IntercâmbiosSEDA CollegeSEDA MBA, e  SEDA College Online, clique e conheça!

Contato Rápido