Como morar na Irlanda legalmente? Conheça as opções!

 In Blog
1

Se você está planejando o intercâmbio para a Ilha Esmeralda ou até já está por aqui, mas não sabe se é possível migrar para o país de vez, elaboramos esse post para explicar como funciona cada uma das possibilidades existentes sobre morar na Irlanda legalmente. Confira!

Bom, além do visto de estudante que falamos por aqui diversas vezes, o governo da Irlanda disponibiliza diversas outras formas de migração ao seu país – que comparado a muitos lugares do globo, podemos dizer até que são um pouco mais fáceis e menos burocráticas.

vistos especiais para morar na Irlanda para quem estuda idiomas, como é o caso dos nossos alunos, mas também para trabalhadores, acompanhantes, estagiários, cidadãos e estudantes universitários.

Dublin, Irlanda

Foto: Divulgação

Conheça os vistos disponíveis para quem quer morar na Irlanda:

Stamp 0 – Estada temporária (90 dias)

O famoso “visto de turista”. Esse tipo de visto é dado para pessoas que vem a Irlanda sem o objetivo de morar, trabalhar ou receber qualquer benefício dado pelo governo aos seus cidadãos.

As exigências para esse visto são:

  • Que o viajante tenha um seguro saúde particular que cubra todo o tempo de sua estadia no país,
  • Que tenha subsídios (dinheiro e acomodação) garantidos por todo o tempo que estiver na Irlanda*.

*Nesse caso, para quem vem visitar algum parente ou conhecido, esses subsídios podem ser declarados por meio de uma carta convite, onde o visitado assume total responsabilidade por quem chega – veja nesse link uma publicação que fizemos ensinando a fazer uma carta dessas.

Encaixam-se também nesse tipo de visto, além dos turistas, quem tenha sido enviado à Irlanda por uma companhia estrangeira para algum serviço por tempo limitado (nesse caso, por no máximo 90 dias), visitantes acadêmicos ou que venham com a intenção de prestar serviços humanitários.

Nesse link você encontra todas as informações sobre esse visto direto do site do INIS.

Stamp 1 – O visto de trabalho

Um dos mais concorridos e almejados pelo intercambista, o visto de trabalho na Irlanda é concedido a pessoas que já chegam ou recebem uma proposta de trabalho de uma empresa estabelecida no país que aplica esse visto ao trabalhador. Enquanto o empregador não tiver recebido a permissão para contratá-lo, o imigrante que possui esse tipo de visto não poderá trabalhar em outros cargos nem se envolver em nenhum negócio ou profissão sem autorização prévia concedida pelo Ministério da Justiça.


Leia também: Como funciona o visto de trabalho na Irlanda

Pessoas trabalhando em escritório

Foto: Divulgação

Stamp 1A – Visto de Estágio (ou do contabilista)

Achei essa modalidade bem atípica, dado que está disponível apenas para uma classe trabalhadora bem específica. O Stamp 1A concede a permissão de estagiar (de forma remunerada) na Irlanda por até 40h semanais para profissionais da área contabilista, sejam estudantes europeus ou não. Caso seja da área e tenha ficado interessado, aqui você encontra o documento da imigração que explica mais detalhadamente o assunto.

Stamp2 – Visto de estudante com permissão para trabalhar

Esse seja talvez o visto mais emitido pelo governo irlandês anualmente, e também o que a maioria de nós, brasileiros, temos para morar na Irlanda. O Stamp2 é emitido sob a condição de que o imigrante entre no país com o principal objetivo de frequentar aulas regulares de inglês por no mínimo 25 semanas e com a carga horária de 15h semanais.

Pessoas andando em ponte, em Dublin

Foto: Divulgação

Com isso o imigrante poderá trabalhar até 20h durante o período de aulas e até 40h em meses específicos (entre os meses de junho e setembro; e entre 15 de dezembro e 15 de janeiro).


Leia também: 7 motivos pelos quais você deve estudar na Irlanda

Esse visto tem duração de oito meses, e pode ser renovado por no máximo duas vezes, totalizando 24 meses (2 anos) como estudante de inglês na Irlanda. Saiba como aplicar e toda a documentação necessária para se tornar um estudante na Irlanda clicando aqui.

Stamp 2A – Para estudantes sem permissão de trabalho

Ele é bem parecido com o visto anterior, pelo fato de que para entrada no país, é exigido que o imigrante esteja matriculado em um curso prévio, mas a principal diferença entre eles é que esse não te dá autorização para trabalhar no país de forma alguma, seja em período integral ou meio período. Pouco usual, essa modalidade de visto normalmente é concedida para pessoas que frequentam cursos que não sejam reconhecidos pelo Departamento de Educação da Irlanda.

Pessoas tirando foto no Dunluce Castle, na Irlanda do Norte

Foto: Divulgação

Stamp 4 – O visto de permanência

Esse visto permite a estadia de imigrantes em solo irlandês até uma data especificada (varia de acordo com cada caso, mas pode ser renovado quando chega ao fim). O visto vale para cidadãos que sejam cônjuges de irlandeses, seja familiar de algum cidadão europeu, refugiado, ou então, pai ou mãe de criança nascida em território irlandês.

Todas as informações sobre os vistos você pode acessar neste link.

Agora que você conhece as possibilidades, esse artigo te empolgou ainda mais em morar na Irlanda?
Se você está planejando seu intercâmbio, entre em contato com a gente!

O Grupo SEDA conta com a SEDA IntercâmbiosSEDA CollegeSEDA MBASEDA Hub, SEDA Live e  SEDA College Online, clique e conheça!

Contato Rápido

Cofre de porquinhoSEDA College Online, plataforma de ensino de inglês online