Como realizar seu intercâmbio na Irlanda ainda em 2019

 In Blog
1

A Irlanda é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros para fazer intercâmbio por oferecer facilidade no visto e possibilidade de trabalhar durante os estudos. Se você estava decidido que 2019 seria o ano do seu intercâmbio no país, não é tarde para colocar esse plano em prática! Veja aqui 7 passos para realizar seu intercâmbio na Irlanda ainda em 2019!

1- Escolha a cidade

Ha’penny Bridge, Dublin. Foto: Riotgames

Os lugares mais comuns para se fazer intercâmbio são a capital do país, Dublin, e cidades do interior como Cork, Galway, Bray e Limerick.

A capital Dublin é uma cidade jovem com uma grande diversidade cultural, com estudantes de muitas nacionalidades. Apesar de ser a capital, mantém o ar das cidades do interior.

Cork, é a segunda maior cidade da Irlanda e uma cidade universitária com vida agitada. Galway é pequena, mas também tem uma vida noturna agitada com os pubs. Bray está localizada a menos de 30 minutos de Dublin, é uma cidade pequena com praia. Limerick é uma cidade bem tradicional, você viverá o estilo de vida irlandês com mais intensidade. É pacata, com menos estrangeiros.

Pesquise mais sobre as cidades para decidir qual se encaixa no seu perfil e é mais adequada para o que está buscando.

2- Duração do intercâmbio

Você pode planejar seu programa de intercâmbio para até 3 meses, tempo que não precisará de visto específico e ficará no país com o visto de turista, já carimbado na imigração no aeroporto.

Ou então os 6 meses de estudo com 2 meses de férias, totalizando os 8 meses do visto de estudante, com permissão de trabalho. E ainda se decidir ficar mais é possível renovar seu visto mais 2 vezes e ficar por dois anos como estudante de inglês na Irlanda.

O visto de estudante na Irlanda é retirado depois da sua chegada no país, mediante documentação. Ou seja, você não precisa de aprovação anteriormente.


LEIA AQUI: Confira a regra atual de trabalho na Irlanda para estudantes

3- Época do ano

Praia de Bray com pedras

Praia de Bray no verão. Foto: Divulgação

A melhor época para fazer intercâmbio na Irlanda depende de você mesmo, dos seus planejamentos e condições. Mas as dicas são, se você quer chegar e conseguir logo um emprego, os meses de julho e agosto são ideais, por ser início do verão e como os dias são mais longos o comércio fica aberto por mais tempo.

A vantagem de chegar no verão também é evitar o choque com o clima, pois você se acostumará com o frio aos poucos. Porém, nessa época as passagens aéreas são mais caras, por ser o período de férias na Europa.

No inverno, as passagens aéreas estão mais baixas e os meses de outubro e novembro também são bons para emprego, pois abrem vagas temporárias paras as festas de final de ano. Mas os dias são mais curtos, escurece logo e é o início do inverno.


LEIA TAMBÉM: Como é o clima em Dublin? Saiba tudo aqui!

4- Seguro Saúde

Para viajar para a Irlanda você precisa de um seguro saúde, e se você for tirar seu visto de estudante ele precisa ter cobertura mínima de €30.000. É recomendado também adquirir um seguro privado, que te dá mais cobertura e segurança.

5- Agência de Intercâmbio/escola

A escolha da sua agência é muito importante, porque ela te auxiliará em todos os processos. A SEDA College oferece todo o suporte para os alunos, e conta com Marketing para diversas nacionalidades, incluindo brasileira. Assim você terá um suporte no seu idioma quando chegar na Ilha Esmeralda!

Seda College em Dublin

 6- Comprovação de renda

Para os cursos de longa duração (8 meses), o estudante precisa comprovar uma renda de 3 mil euros na imigração irlandesa. Esse valor poderá ser usado pelo aluno depois, mas é uma garantia para o governo de que você conseguirá se manter no país. Para cursos de até 3 meses, a recomendação é se planejar com 500 euros mensais, apesar de não ser uma regra.

Então fique atento, além do seu curso, você ainda precisará comprovar renda caso seu intercâmbio seja de 8 meses.

7- Passagem aérea

Como as passagens são itens obrigatórios para a retirada visto de estudante, você tem que comprar a ida e volta. Inclusive, é possível adquirir passagens com tarifas de estudantes, que dão direito a troca de data se preciso, com nenhuma ou taxa menor.


LEIA TAMBÉM: Conheça as principais companhias aéreas que voam entre Brasil e Irlanda

Esses são os passos básicos para realizar seu intercâmbio na Irlanda ainda em 2019. Estamos te esperando! Entre em contato com a gente!

O Grupo SEDA conta com a SEDA IntercâmbiosSEDA CollegeSEDA MBASEDA Hub, SEDA Live e  SEDA College Online, clique e conheça!

Contato Rápido

documentos importantes intercâmbio