É possível levar meus filhos para Dublin? Saiba o que é necessário

 In Blog
1

Ao planejarmos uma viagem para um país desconhecido, muitos detalhes precisam ser planejados antes de deixarmos o solo nacional. Seja com relação a estadia, emprego, estudo, documentação.

Essas cautelas devem ser ainda maiores se pretendemos levar os filhos e toda a família nessa aventura!

A educação na Irlanda é obrigatória dos 6 aos 16 anos de idade, é de altíssima qualidade reconhecida por instituições internacionais e gratuita, tanto para os nacionais, quanto para os imigrantes.

Porém, é preciso estar atento para alguns detalhes: as crianças podem ser matriculadas nas instituições públicas a partir dos 3 anos. Se os filhos ainda não alcançaram essa idade, deve-se considerar altos gastos com creche, babá ou au pair. As creches não são gratuitas.


LEIA TAMBÉM: Como morar legalmente na Irlanda? Saiba as opções

No caso dos filhos estarem em idade mais avançada, deve-se considerar também as diferenças encontradas nos sistemas de ensino. A adaptação exige do aluno um enorme esforço, não apenas para acompanhar o nível de aprendizado dos seus colegas, e ao mesmo tempo adequar-se ao idioma e costumes.

Outra questão é com relação ao tipo de visto. Caso a entrada na Irlanda tenha ocorrido por meio de intercâmbio, é necessário saber que o visto de estudante não dá direito a trazer dependentes.

 

A melhor maneira de trazer a família legalmente é conseguir a permissão para o trabalho – Work Permit. Os direitos praticamente se equivalem aos de um cidadão europeu, mas com data de validade. Outro caso são as bolsas de estudos concedidas para Mestrado e Doutorado. Algumas permitem que o visto seja estendido à família do estudante, no caso, esposa ou marido, e filhos.

Portanto, com exceção dos casos de cidadania europeia, permissão para o trabalho e o visto para Mestrado e Doutorado, a Irlanda não concede visto de residência a menores de idade.


LEIA TAMBÉM: Trabalho na Irlanda para brasileiros? Afinal como conseguir?

O planejamento da mudança para outro país não envolve apenas os detalhes com relação ao visto. Atualmente, a Irlanda é um destino bastante procurado por brasileiros. Por isso, a busca por moradia pode ser um pouco mais trabalhosa. Até que se ache o número adequado de cômodos, o valor que caiba no orçamento, pode passar mais tempo do que se gostaria.

Assim, o planejamento é imprescindível para que a mudança com toda a família seja feita da maneira mais tranquila e segura possível.

Portanto, para construir a vida no estrangeiro, o ideal é achar uma moradia antes de transferir toda a família e avaliar as condições em que se pretende entrar no país, para que não haja nenhuma ilegalidade com relação à situação e todos possam gozar dos benefícios oferecidos pelo governo.

O Grupo SEDA conta com a SEDA IntercâmbiosSEDA CollegeSEDA MBASEDA Hub, SEDA Live e  SEDA College Online, clique e conheça!

Contato Rápido