O intercâmbio como um grande apoio na carreira de jornalistas

 In Blog
1

Todas as pessoas que planejam fazer um intercâmbio são capazes de listar milhares de razões para viajar, ficar longe de casa por um longo tempo e fazer um intercâmbio no exterior.

A experiência vai muito além do que apenas aprender um novo idioma, pois a viagem, de um modo geral, proporciona crescimento pessoal, desenvolvimento de habilidades, mudanças profundas em como se enxerga o mundo e se posiciona frente a ele.


LEI TAMBÉM: 5 séries e documentários para intercambistas

Estudar em um país multicultural como a Irlanda, faz com que haja a vivência de inúmeras situações novas e inesperadas, prazerosas e também difíceis, que resultam em ricas experiências pessoais.

Todo esse clima de desafio e novidade do intercâmbio na Irlanda, além de proporcionar o aprendizado e a prática de um novo idioma, é excelente para os profissionais do jornalismo, pois:

1. Para ser um bom jornalista, deve-se estar disposto a conhecer pessoas novas. No intercâmbio você vai conhecer pessoas de todo o mundo, que possuem os mesmos objetivos, dentre eles, aprender um novo idioma e viver situações inusitadas.

2. Jornalistas precisam conhecer e aceitar opiniões e pontos de vista diferentes. Durante a viagem, o intercambista entra em contato com pessoas de todo mundo, com diversas opiniões, costumes e jeitos diferentes de encarar os desafios da rotina em um país estrangeiro.

3. Para se desenvolver boas matérias jornalísticas, o profissional precisa ter sensibilidade e empatia. O jornalista viverá situações em um país que não é o seu, que possui problemas que muitas vezes podem estar longe da realidade a que está acostumado. Ao conhecer os moradores locais, suas alegrias e dores, a sensibilidade pessoal e a capacidade de se colocar no lugar do outro, aflora naturalmente. Toda viagem acrescenta algo, muda as perspectivas, descobrindo uma nova forma de se relacionar com o outro.

4. Jornalistas devem sempre buscar novas experiências enriquecedoras. Dublin é uma cidade que recebe intercambistas de todos os lugares do mundo, onde é possível se ter contato com música, alimentação, pratos típicos e diversos sotaques, o que é importante para o melhor aprendizado do idioma inglês e também para render novas histórias.


LEIA TAMBÉM: Como conseguir um estágio na Irlanda sendo um intercambista

5. A carreira jornalística de sucesso exige um bom jogo de cintura para lidar com situações diversas. Ao viajar para o intercâmbio, automaticamente você é expulso da zona de conforto, te obrigando a ter mais iniciativa, já que é necessário tomar decisões e fazer escolhas por conta própria. Ao se sair do lugar comum, somos desafiados a pensar “fora da caixa”, a sermos mais criativos, buscando novos caminhos, nos aprimorando e superando todos os desafios em um país desconhecido.

Portanto, explorar um novo país e aprender um novo idioma podem mudar completamente o rumo da vida de um jornalista, que voltará com diversas novas habilidades desenvolvidas e inúmeras histórias para contar.

O Grupo SEDA conta com a SEDA IntercâmbiosSEDA CollegeSEDA MBASEDA Hub, SEDA Live e  SEDA College Online, clique e conheça!

Contato Rápido