Temple Bar: conheça a história da área mais movimentada de Dublin

 In Blog
1

Dublin é uma cidade bastante boêmia. Irlandeses gostam de sair e se divertir diariamente. Então, nada mais natural que haja uma área da cidade onde seja possível frequentar pequenas galerias de arte, pubs e restaurantes com programação bastante animada. Este é o resumo Temple Bar! Conheça aqui a história da área mais movimentada de Dublin!

A região pode ter recebido esse nome em razão da família Temple, onde Sir William Temple construiu uma casa e jardins lá no início dos anos 1600. Mas apesar desse fator, o nome parece ter sido emprestado do distrito de Temple Bar, localizado em Londres.

Foto: Wikimedia Commons. Temple Bar, Londres

Independente da origem do nome, Temple Bar é parada obrigatória para quem deseja passear durante o dia ou ir a um happy hour na companhia de bons amigos após as aulas ou o trabalho.


LEIA TAMBÉMConheça a história da Ha’ppeny Bridge, a primeira ponte de Dublin

Temple Bar é delimitada pelo rio Liffey a norte, Dame Street a sul, Westmoreland Street a leste e Fishamble Street a oeste. Ao contrário de outras áreas de Dublin, preservou a sua planta medieval, com muitas ruas estreitas e empedradas.

Foto: Tripsavvy

No século XIX a área começou a ficar decadente e no século XX estava com muitos prédios abandonados e vizinhança totalmente degradada. A desconsideração com a região trouxe um aspecto positivo: ela conservou suas características arquitetônicas originais, ao contrário de outros lugares, explorados por construtoras civis nos anos 60.

Foto: RTE Archives. Temple Bar South Quays, Dublin

Na década de 80 uma empresa estatal de transportes se interessou em comprar Temple Bar e demolir a região para a construção de uma estação rodoviária. Durante essa fase os prédios adquiridos foram alugados por valores baixos a pequenos artistas, que abriram galerias e lojas.


LEIA TAMBÉM: Conheça o Dublin Castle, um dos castelos medievais mais famosos da Irlanda

Residentes e comerciantes, juntamente com a direção do Tesouro Irlandês, protestaram contra o projeto, que foi cancelado. Em 1991 estava criada a Temple Bar Properties, empresa sem fins lucrativos, que promovia a regeneração da área e a fomentava como bairro cultural em Dublin.

Foto: RTE Archives. Temple Bar, Parliament Street, Dublin

O propósito funcionou e hoje, na região de Temple Bar, está o Irish Photography Centre, o Ark Children’s Cultural Centre, Irish Film Institute, Temple Bar Music Centre, Arthouse Multimedia Centre, o Temple Bar Gallery and Studio, a bolsa de valores da Irlanda e também o Banco Central.

Foto: Facebook The Ark, Dublin

O pub que leva o mesmo nome, The Temple Bar, funciona desde 1840. A especialidade do lugar são as ostras acompanhadas de Guinness. Porém, o cardápio também oferece salmão, queijos, salsichas, presuntos e milhares de sanduíches. Foi no palco desse pub que o guitarrista Dave Browne bateu o recorde, tocando durante 114 horas e 30 minutos, em 2012.

Foto: Facebook The Temple Bar Pub

Quer ter uma ideia da animação em Temple Bar? Uma câmera transmite ao vivo, ininterruptamente, em frente ao pub de mesmo nome. Acesse clicando aqui! Ficou animado? Faça intercâmbio na Irlanda com a SEDA College!

O Grupo SEDA conta com a SEDA IntercâmbiosSEDA CollegeSEDA MBASEDA Hub, SEDA Live e  SEDA College Online, clique e conheça!

Contato Rápido


[recaptcha]

Nayara Rattacasso na SEDA College