É fácil arrumar emprego de au pair na Irlanda? Como funciona?

 In Blog
1

O trabalho na função de au pair não é um emprego comum. É oportunidade de influenciar positivamente a vida de crianças e também crescer como pessoa. Você estará em contato com outra cultura, morando na casa de uma família local e cuidando dos filhos em todas as situações do cotidiano.

Algumas vezes os termos ‘babá” e “au pair” são usados como sinônimos. Entretanto, há diferença entre eles. Uma babá, mesmo que more com a família, não participa do dia-a-dia da forma como a au pair convive. Uma babá não se beneficia da troca cultural, da fluência em outro idioma, e portanto, não tem sua experiência de trabalho valorizada a ponto de ser inserida em seu currículo profissional.

O trabalho como au pair é oportunidade única de conseguir todas essas vivências de forma econômica e segura, enriquecendo o intercâmbio cultural com experiências legítimas em uma casa de família irlandesa.


LEIA TAMBÉM: Como funciona o visto de trabalho na Irlanda?

Na verdade, na Irlanda não há um programa au pair reconhecido pelo governo, como ocorre na Alemanha, Holanda, Espanha, França e Estados Unidos. Assim, o que se contrata sob o termo de au pair pode ser, na verdade, uma domestic worker, quando se hospeda na casa da família, ou uma nanny, quando há horas a serem cumpridas diariamente.

No caso de estudantes de intercâmbio, é permitido trabalhar por 20 horas semanais durante as aulas e 40 horas semanais durante as férias. A melhor maneira de se conseguir trabalho como au pair é candidatar-se por meio de sites especializados.

Apesar de todas as vantagens nesse tipo de trabalho, há outro lado que precisa ser mencionado: infelizmente, muitas famílias irlandesas desconhecem as leis, ou não cumprem o previamente combinado com o intercambista, e algumas vezes até maltratam os au pairs.

Caso isso aconteça, o MRCI – Migrant Rights Centre Ireland – auxilia os trabalhadores de forma gratuita.

Existem muitos casos de exploração não só por parte das famílias, mas também pelas agências de emprego, que cobram taxas abusivas de intercambistas que se candidatam às vagas.

Para evitar esses abusos, criou-se um grupo de au pairs e ex-au pairs, com o objetivo de orientar sobre os direitos dos profissionais e denunciar as explorações. Depois de vários requerimentos e relatos, o governo irlandês se posicionou sobre o assunto e reconheceu que os au pairs, independentemente do título, possuem direitos trabalhistas que precisam ser respeitados.


LEIA TAMBÉM: Conheça os direitos trabalhistas concedidos a estrangeiros na Irlanda

O governo irlandês disponibilizou uma tabela, especificando os valores máximos que podem ser descontados dos salários dos au pairs que moram com a família:

– família oferece alojamento e comida: 7,73 euros por dia ou 54,13 por semana.

– família oferece apenas alojamento: 3,14 euros por dia ou 21,85 por semana.

– família oferece apenas alimentação: 4,60 euros por dia ou 32,14 por semana.

Informe-se e tenha uma ótima experiência multicultural em uma casa de família irlandesa, trabalhando como au pair.

Panfleto do Ministério do Trabalho sobre os direitos das Domestic Workers.

Migrant Rights Centre Ireland.

O Grupo SEDA conta com a SEDA IntercâmbiosSEDA CollegeSEDA MBASEDA Hub, SEDA Live e  SEDA College Online, clique e conheça!

Contato Rápido